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Campanha | Exércitos em Movimento

As Quatro Runas

Seja bem vindo às
Campanhas de Consagrações

Esta campanha é parte do combo
QU4DRI® #126 — MOVENDO ARTEFATOS.


As regras a seguir tratam do detalhamento para:

Campanha: Exércitos em Movimento

Referência: #126.1

Número de Controladores: 2

Tempo estimado da campanha: 30 minutos


O Objetivo da Campanha Exércitos em Movimento

O objetivo do controlador na campanha Exércitos em Movimento é capturar todas os previsores do controlador oponente, deixando-o sem movimentos. O controlador que conseguir realizar essa condição é declarado vencedor.


Os Quatro Elementos na Campanha Exércitos em Movimento

Antes de iniciar uma campanha Exércitos em Movimento, cada controlador escolhe um dos Quatro Elementos da Natureza Real. De uma forma geral, no QU4DRI® estão disponíveis:

  • Elemento Terra (Aura Verde)
  • Elemento Fogo (Aura Vermelha)
  • Elemento Ar (Aura Laranja)
  • Elemento Água (Aura Azul)

Componentes da Campanha Exércitos em Movimento

Baseado em um dos Quatro Elementos da Natureza Real anteriormente escolhido, cada controlador deve usar, durante a campanha Exércitos em Movimento, os artefatos mágicos correspondentes disponíveis.

A campanha se desenvolve em um tabuleiro 8×6, formado por 24 Talismãs Elementais de Localização, 12 de cada lado.

Cada controlador possui 8 Previsores de Ação Chaturanga, inicialmente posicionadas apenas as brancas nas três primeiras fileiras do tabuleiro formado pelos talismãs.

Os seguintes artefatos são, portanto, as partes integrantes que formam a campanha Exércitos em Movimento:

24 PEÇAS do tipo Talismãs Elementais de Energia e Localização, sendo:

  • 12 Talismãs Elementais de Energia e Localização (Aura Verde).
  • 12 Talismãs Elementais de Energia e Localização (Aura Vermelha).
Talismãs Elementais de Energia e Localização (Aura Verde).
Talismãs Elementais de Energia (Aura Vermelha).
Aura Vermelha

32 PEÇAS do tipo Previsores de Ação e Movimento, sendo:

  • 16 Previsores de Ação e Movimento (Aura Verde).
  • 16 Previsores de Ação e Movimento (Aura Vermelha).
Previsores de Ação e Movimento (Aura Verde).
Previsores de Ação e Movimento (Aura Vermelha).

A Manipulação dos Artefatos na Campanha Exércitos em Movimento

Cada controlador só poderá manipular até no máximo 12 Talismãs Elementais.

Os Talismãs Elementais têm dois lados:

  • O lado dos Elementais de Energia é identificado pela presença das luas:
    Lua Cheia, Lua Nova, Lua Quarto Minguante, Lua Quarto Crescente.
OS 16 Talismãs Elementais de Energia (Aura Verde).
OS 16 Talismãs Elementais de Energia (Aura Verde).

Cada controlador só poderá manipular até no máximo 16 Previsores de Movimento e Ação (do Tipo Chaturanga).

Cada um dos Previsores têm seis lados e os lados de cada um dos Previsores têm o seguinte significado:

  • Padàti-Bhata | Tem o Poder de Movimentação do tipo Peão
  • Ratha | Tem o Poder de Movimentação do tipo Torre
  • Ashva | Tem o Poder de Movimentação do tipo Cavalo
  • Gaja | Tem o Poder de Movimentação do tipo Bispo
  • Mantri | Tem o Poder de Movimentação do tipo Dama
  • Ràja | Tem o Poder de Movimentação do tipo Rei
Os 6 lados dos Previsores de Movimento e Ação
Os 6 lados dos Previsores de Movimento e Ação (Aura Verde)
Os 6 lados dos Previsores de Movimento e Ação (Aura Vermelha)
Os 6 lados dos Previsores de Movimento e Ação (Aura Vermelha)

Na campanha Exércitos em Movimento, os controladores usarão, inicialmente, somente o lado Padàti-Bhata. Ou seja, o lado do Previsor com o poder de movimentação do tipo Peão deve estar voltado para cima.

O lado Padàti-Bhata do Previsor de Movimento e Ação (Aura Verde)
O lado Padàti-Bhata do Previsor de Movimento e Ação (Aura Verde) voltado para cima

As Grades Sagradas na Campanha Exércitos em Movimento

Antes de iniciar os Ciclos de Ação desta campanha, os controladores criam uma Grade Sagrada usando 24 Talismãs disponíveis (12 de cada Aura).

Há diversas maneiras de conectar os 24Talismãs por meio dos Quatro Elementos da Natureza Real (localizados nos cantos dos Talismãs) para formar uma Grade Sagrada. Para criar uma Grade Sagrada, os controladores devem:

  • Conectar os 24 Talismãs por meio dos Quatro Elementos Clássicos da Natureza (localizados nos cantos dos Talismãs). Os cantos irão conectar os Talismãs.
  • Alternar, diagonalmente, as Auras dos Talismãs (levando-se em conta ou não os seus valores).
  • Manter os Elementais de Energia dos Talismãs (representados pelas luas) ativados; ou seja, voltados para cima.
  • Ocultar os números de níveis de energia. Ou seja, a Localização dos Talismãs deve estar desativada, ou seja, voltada para baixo.

Configuração Inicial da Campanha Exércitos em Movimento

Com os 24 Talismãs Elementais de Localização, forme um tabuleiro 8×6. Cada controlador posiciona seus 8 previsores brancos nas três primeiras fileiras mais próximas a ele, ocupando os talismãs.

Veja a seguir os exemplos de conexão:

Exemplo Real | Os 24 Talismãs Elementais de Energia (12 de cada) conectados por meio dos Quatro Elementos (localizados nos cantos dos Talismãs) para formar uma Grade Sagrada.
Exemplo Real | Os 24 Talismãs Elementais de Energia (12 de cada) conectados por meio dos Quatro Elementos (localizados nos cantos dos Talismãs) para formar uma Grade Sagrada.

Assim que uma Grade Sagrada for criada, os controladores posicionam até no máximo 8 Previsores Peão Branco sobre a Grade Sagrada criada (8 para cada Aura, por controlador). Desta maneira:

POSIÇÃO INICIAL | Os 16 Previsores Peão Branco sobre a Grade Sagrada criada (8 para cada Aura, por controlador).
POSIÇÃO INICIAL | Os 16 Previsores Peão Branco sobre a Grade Sagrada criada (8 para cada Aura, por controlador).

As suas linhas centrais da Grade Sagrada estão vazias.

Os Previsores são posicionados com o Peão Branco voltado para cima.


Movimento dos Previsores de Ação Chaturanga

Os próprios controladores definem qual controlador iniciar a campanha.

A campanha ocorre apenas nos espaços alternados formados nos Talismãs Elementais de Localização.

Os Previsores Peão Branco só podem se mover uma diagonal para frente. Ou seja, os previsores movem-se diagonalmente para frente, um talismã por vez.

Ao alcançar a última fileira de talismã do controlador oponente, o Previsor Peão Branco é promovido a Previsor Oficial Preto, ganhando a capacidade de mover-se para trás.

Quando os previsores controlados alcançam a última linha do oponente, são promovidas a oficiais, com a capacidade de se moverem em qualquer direção.
Quando os previsores controlados alcançam a última linha do oponente, são promovidas a oficiais, com a capacidade de se moverem em qualquer direção. Ou seja, as peças promovidas a oficiais podem se mover em qualquer direção.

Promoção do Previsor Peão Branco

Quando um Previsor Peão Branco alcança a última fileira de talismãs do controlador oponente, ele é promovido a Previsor Oficial Preto. O Previsor Oficial Preto é adicionado sobre o Previsor Peão Branco, que ganha a capacidade de se mover tanto para trás quanto para frente.


Captura dos Previsores do Controlador Oponente

Previsor Peão Branco captura apenas para frente, enquanto Previsor Oficial Preto captura em qualquer direção.

As capturas ocorrem quando um previsor salta sobre um previsor do controlador oponente, parando no próximo talismã desocupado.

A captura é obrigatória sempre que possível. Assim, um previsor pode capturar um previsor do controlador oponente movendo-se diagonalmente sobre ele para um talismã vazio adjacente; desde que o talismã seguinte esteja na mesma direção e desocupado.

Previsores capturados são posicionados por baixo do previsor que os capturou, formando uma camada de previsores.


Regras das Camadas

As camadas são formadas quando vários previsores são capturados em sequência, posicionando um sobre o outro.

Os previsores capturados são colocados sob os previsores que os capturaram, formando uma coluna. A parte superior da coluna determina o controle da peça. Se uma camada for capturada, apenas a parte superior dela é removida.

Um Previsor Peão Branco capturado pode permitir ao controlador oponente remover uma camada quando houver.

Comandante é o previsor posicionado no topo da camada.


Encerrando a Campanha Exércitos em Movimento

O controlador perde se não conseguir fazer nenhum movimento ou não puder mover nenhum de seus previsores.

Ou seja, a campanha termina quando o controlador oponente não tiver mais nenhum movimento possível, todas os previsores do controlador oponente forem capturadas ou quando o controlador oponente renunciar.

Um empate pode ocorrer quando uma mesma posição se repete três vezes ou quando nenhum controlador consegue realizar um movimento.


As Quatro Runas

Além da campanha Exércitos em Movimento, existem outras campanhas que podem ser organizadas com o combo QU4DRI® #126 — Movendo Artefatos.

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Página de Créditos QU4DRI®

Esta edição de QU4DRI® #126 — Movendo Artefatos contém ilustrações criadas pelo designer gráfico e ilustrador Rafael Victor.

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