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QU4DRI® — O Calendário Circular
Objetivo do Controlador na Campanha QU4DRI® — O Calendário Circular
O objetivo do controlador na campanha QU4DRI® — O Calendário Circular é atravessar o percurso de um dos lados do disco. O controlador que primeiro completar o percurso do disco, de ponta a ponta, vence a campanha.
Os Quatro Elementos na Campanha O Calendário Circular
Antes de iniciar uma campanha O Calendário Circular, cada controlador escolhe uma Aura baseada em um dos Quatro Elementos da Natureza Real.
De uma forma geral, na campanha O Calendário Circular, estão disponíveis as seguintes Auras:
- Aura Laranja — Elemento Ar (Guilda Òsé)
- Aura Azul — Elemento Água (Guilda Òfún)
Os Artefatos Mágicos usados na Campanha O Calendário Circular
Os seguintes artefatos são as partes integrantes que formam a campanha O Calendário Circular:
• Um tabuleiro com o Calendário Circular;
• 8 Previsores de Ação (do tipo Medidas);
• 8 Previsores de Ação (do tipo Elementos da Natureza).
Baseado na Aura de um dos Quatro Elementos da Natureza Real, anteriormente escolhido, cada controlador deve usar, durante a campanha O Calendário Circular, os artefatos mágicos correspondentes disponíveis.
Há dois tipos de Previsores de Ação usados nesta campanha:
• Previsores de Ação (do tipo Medida);
• Previsores de Ação (do tipo Elementos da Natureza).
Definindo as partes na Campanha O Calendário Circular
Será chamado de Dado Mestre o Previsor de Ação (do tipo Medida) colocado sobre o Calendário Circular para percorrê-lo.
Será chamado glifo cada signo (símbolo) gravado sobre o Calendário Circular.
Será chamada Aura cada cor ligada aos Quatro Elementos.
Será chamado intervalo cada conjunto de glifos separados por um linha vertical gravada sobre o Calendário Circular.
Calendário Circular é o nome do artefato sobre o qual será jogada a campanha.
Antes do Início da Campanha O Calendário Circular
Antes do início da campanha, os controladores deverão:
• Definir de qual lado do disco (Lado A ou Lado B) será realizada a campanha.
• Definir se, durante a campanha, o percurso será realizado do centro para a borda ou da borda para o centro do disco.
• Definir qual a Aura do Dado Mestre que identificará cada controlador:
Aura Verde, Aura Vermelha, Aura Laranja ou Aura Azul.
• Distribuir os Previsores de Ação em quantidades iguais:
4 Previsores de Ação (do tipo Medida) para cada controlador.
4 Previsores de Ação (do tipo Elementos da Natureza) para cada controlador.
Previsor de Ação do tipo Medida — Ar
Previsor de Ação do tipo Medida — Água
Previsor de Ação do tipo Elementos da Natureza
• Cada controlador deve selecionar 1 Previsor de Ação (do tipo Medida) que deve ser colocado sobre o primeiro glifo para percorrer o Calendário Circular. Esse previsor, em particular, será chamado de Dado Mestre.
• Os controladores devem decidir quem irá iniciar a campanha.
• Os turnos são consecutivos para cada controlador, um após o outro.
Os Primeiros Movimentos
O controlador que iniciar a campanha deve rolar 1 de seus Previsores de Ação (do tipo Medida) que indicará quantos movimentos serão realizados em seu turno.
O controlador pode usar o número de movimentos indicado pelo Previsor de Ações lançado para percorrer o disco; avançando ou retrocedendo nos glifos conforme sua necessidade em cada turno.
Os movimentos dos controladores só podem ser realizados dentro do seu próprio turno. As manipulações, no entanto, podem surtir efeito nos turnos dos controladores oponentes.
Um determinado turno termina quando todas as ações do controlador são realizadas.
A Manipulação dos Previsores de Ação (do tipo Elementos da Natureza)
O controlador também pode usar um número de movimentos, indicado pelo Previsor de Ações lançado, para rolar novos dados do tipo Elementos da Natureza (que irá ajudá-lo em novas e diferentes manipulações).
- Elemento Terra — Reduz, e até paralisa, os movimentos do Dado Mestre alvo;
- Elemento Fogo — Retrocede o percurso do Dado Mestre alvo;
- Elemento Ar — Avança o percurso do Dado Mestre alvo;
- Elemento Água — Desparalisa os movimentos do Dado Mestre alvo.
As Manipulação dos Previsores de Ação
(do tipo Elementos da Natureza)
• Paralisando o Dado Mestre marcado como alvo
Para reduzir, ou até mesmo paralisar, o movimento de um determinado Dado Mestre marcado como alvo, o controlador deve lançar o Previsor de Ação (do tipo Elementos da Natureza) e acertar o elemento Terra.
O Previsor de Elemento Terra deve, então, ser colocado bem próximo do Dado Mestre do controlador alvo.
Em seguida, o Dado Mestre do controlador alvo (ele próprio um Previsor de Ações do tipo Medidas) deve ser lançado para determinar por quantos glifos aquele alvo marcado ficará com os seus movimentos afetados.
• Retrocedendo o Dado Mestre marcado como alvo
Para retroceder pelo disco um determinado Dado Mestre marcado como alvo, o controlador deve lançar o Previsores de Ação (do tipo Elementos da Natureza) e acertar o elemento Fogo.
O Previsor de Elemento Fogo deve, então, ser colocado bem próximo do Dado Mestre do controlador alvo.
Em seguida, o Dado Mestre do controlador alvo (ele próprio um Previsor de Ações do tipo Medidas) deve ser lançado para determinar por quantos glifos o alvo marcado deverá retroceder em seu percurso.
• Avançando o Dado Mestre marcado como alvo
Para avançar um determinado Dado Mestre marcado como alvo, o controlador deve lançar o Previsores de Ação (de Elementos da Natureza) e acertar o elemento Ar.
O Previsor de Elemento Ar deve ser colocado bem próximo do Dado Mestre do controlador alvo.
Em seguida, o Dado Mestre do controlador alvo (ele próprio um Previsor de Ações do tipo Medidas) deve ser lançado para determinar por quantos glifos o alvo marcado deverá avançar.
• Desparalisando o Dado Mestre marcado como alvo
Para desparalisar o movimento de um determinado Dado Mestre marcado como alvo, o controlador deve lançar o Previsor de Ação (de Elementos da Natureza) e acertar o elemento Água.
O Previsor de Elemento Água deve, então, ser colocado bem próximo do Dado Mestre do Controlador alvo.
Em seguida, o Dado Mestre do controlador alvo (ele próprio um Previsor de Ações do tipo Medidas) deve ser lançado para determinar por quantos glifos o alvo marcado deverá agora atuar no modo “desparalisado”, ou seja, de livre para movimentos.
Assim que as manipulações finalizarem, ou perderem os seus efeitos, os previsores devem ser tirados do disco.
Os Valores dos Previsores de Ação do tipo Elementos da Natureza em conjunto com as Medidas
O Poder do Elemento Terra
• 1 Elemento Terra + 1 Medida |
Reduz o próximo movimento do Dado Mestre alvo em 1 glifo (1 turno);
• 1 Elemento Terra + 2 Medidas |
Reduz o próximo movimento do Dado Mestre alvo em 2 glifos (1 turno);
• 1 Elemento Terra + 3 Medidas |
Reduz o próximo movimento do Dado Mestre alvo em 3 glifos (1 turno);
• 1 Elemento Terra + 4 Medidas |
Reduz o próximo movimento do Dado Mestre alvo em 4 glifos (1 turno).
O Poder do Elemento Fogo
• 1 Elemento Fogo + 1 Medida |
Retrocede o Dado Mestre alvo em 1 glifo;
• 1 Elemento Fogo + 2 Medidas |
Retrocede o Dado Mestre alvo em 2 glifos;
• 1 Elemento Fogo + 3 Medidas |
Retrocede o Dado Mestre alvo em 3 glifos;
• 1 Elemento Fogo + 4 Medidas |
Retrocede o Dado Mestre alvo em 4 glifos.
O Poder do Elemento Ar
1 Elemento Ar + 1 Medida |
Avança o Dado Mestre alvo em 1 glifo;
1 Elemento Ar + 2 Medidas |
Avança o Dado Mestre alvo em 2 glifos;
1 Elemento Ar + 3 Medidas |
Avança o Dado Mestre alvo em 3 glifos;
1 Elemento Ar + 4 Medidas |
Avança o Dado Mestre alvo alvo 4 glifos.
O Poder do Elemento Água
• 1 Elemento Água + 1 Medida |
Desparalisa o movimento do Dado Mestre alvo por até 1 glifo;
• 1 Elemento Água + 2 Medidas |
Desparalisa o movimento do Dado Mestre alvo por até 2 glifos;
• 1 Elemento Água + 3 Medidas |
Desparalisa o movimento do Dado Mestre alvo por até 3 glifos;
• 1 Elemento Água + 4 Medidas |
Desparalisa o movimento do Dado Mestre alvo por até 4 glifos;
Os Poderes de Manipulação dos Previsores de Ação (do tipo Elementos da Natureza)
A quantidade de Previsores de Ação (do tipo Elementos da Natureza) é que irá determinar um novo poder de manipulação para o Dado Mestre do controlador alvo.
Sendo assim, conforme a quantidade de Previsores de Ação (do tipo Elementos da Natureza), o efeito de manipulação sobre o Dado Mestre será esse:
• 1 Previsor de Elemento Terra |
Reduz as ações de percurso do Dado Mestre alvo entre 1 até 4 glifos (conforme o número que indicar o Previsor de Ações de Medidas);
• 2 Previsores de Elemento Terra |
Reduzem as ações de percurso do Dado Mestre alvo entre 1 até 4 glifos, por até 2 turnos;
• 3 Previsores de Elemento Terra |
Reduzem as ações de percurso do Dado Mestre alvo entre 1 até 4 glifos, por até 3 turnos;
• 4 Previsores de Elemento Terra |
Reduzem as ações de percurso do Dado Mestre alvo entre 1 até 4 glifos, por até 4 turnos.
• 1 Previsor de Elemento Fogo |
Pode retroceder o percurso do Dado Mestre alvo entre 1 até 4 glifos;
• 2 Previsores de Elemento Fogo |
Podem retroceder o percurso do Dado Mestre alvo entre 1 até 4 intervalos;
• 3 Previsores de Elementos Fogo |
Podem retroceder o percurso do Dado Mestre alvo entre glifos iguais;
• 4 Previsores de Elemento Fogo |
Repete mais 1 vez qualquer uma das ações anteriores.
• 1 Previsor de Elemento Ar |
Pode avançar o percurso do Dado Mestre alvo entre 1 até 4 glifos;
• 2 Previsores de Elemento Ar |
Podem avançar o percurso do Dado Mestre alvo entre 1 até 4 intervalos;
• 3 Previsores de Elemento Ar |
Podem avançar o percurso do Dado Mestre alvo por entre glifos iguais;
• 4 Previsores de Elemento Ar |
Repete mais 1 vez qualquer uma das ações anteriores.
• 1 Previsor de Elemento Água |
Desparalisa os movimentos de percurso do Dado Mestre alvo no turno corrente do controlador alvo;
• 2 Previsores de Elemento Água |
Protegem o Dado Mestre alvo de paralizações por 2 turnos do controlador;
• 3 Previsores de Elemento Água |
Protegem o Dado Mestre alvo de paralizações por 3 turnos do controlador;
• 4 Previsores de Elemento Água |
Protegem o Dado Mestre alvo de paralizações por 4 turnos.
Assim que as manipulações finalizarem, ou seja, não fizerem mais efeito, os previsores devem ser tirados de cima disco.
Encerramento a Campanha O Calendário Circular
Esta campanha termina quando um dos controladores alcançam um dos glifos determinados para o final do percurso. O controlador que primeiro completar, de ponta a ponta, o percurso vence a campanha.
Ficha Técnica
Campanha: O Calendário Circular
Referência: #140.1
Guildas: Guilda Òsé (Elemento Ar) e Guilda Òfún (Elemento Água)
Número de Controladores: 2
Tempo estimado da campanha: 30 minutos