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Campanhas de Consagrações
Ficha Técnica
As regras a seguir tratam do detalhamento para:
Campanha: Posicionamento Estratégico
Referência: #126.8
Guildas | Guilda Oyeku (Elemento Terra) e Guilda Ogbe (Elemento Fogo)
Número de Controladores: 2
Tempo estimado da campanha: 30 minutos
Esta campanha é parte do combo: QU4DRI® #126 — MOVENDO ARTEFATOS.
O Objetivo da Campanha Posicionamento Estratégico
Seja o primeiro controlador a alinhar quatro de seus Previsores de Ação com a mesma Aura (seja horizontal, vertical ou diagonalmente), em uma Grada Sagrada 4×4.
Os Quatro Elementos na Campanha Posicionamento Estratégico
Antes de iniciar uma Campanha Posicionamento Estratégico, cada controlador escolhe um dos Quatro Elementos da Natureza Real. De uma forma geral, no QU4DRI® estão disponíveis:
- Elemento Terra (Aura Verde)
- Elemento Fogo (Aura Vermelha)
- Elemento Ar (Aura Laranja)
- Elemento Água (Aura Azul)
E que o poder dos Quatro Elementos esteja sempre em seu favor!
Componentes da Campanha Posicionamento Estratégico
Baseado em um dos Quatro Elementos da Natureza Real anteriormente escolhido, cada controlador deve usar, durante a Campanha Posicionamento Estratégico, os artefatos mágicos correspondentes disponíveis.
A campanha se desenvolve em uma Grade Sagrada 4×4, formado por 8 Talismãs Elementais de Localização (4 de cada lado Aura).
Cada controlador possui 4 Previsores de Ação Chaturanga, inicialmente apenas as brancas posicionados antes das primeiras fileiras da Grade Sagrada formada pelos Talismãs.
Os seguintes artefatos são, portanto, as partes integrantes que formam a Campanha Posicionamento Estratégico:
16 PEÇAS do tipo Talismãs Elementais de Energia e Localização, sendo:
- 8 Talismãs Elementais (Aura Verde).
- 8 Talismãs Elementais (Aura Vermelha).
8 PEÇAS do tipo Previsores de Ação do Tipo Chaturanga, sendo:
- 4 Previsores de Ação do Tipo Chaturanga (Aura Verde).
- 4 Previsores de Ação do Tipo Chaturanga (Aura Vermelha).
A Manipulação dos Talismãs na Campanha Posicionamento Estratégico
Cada controlador escolhe uma Aura (verde ou vermelha).
Cada controlador só poderá manipular até no máximo 8 Talismãs Elementais.
Os Talismãs Elementais têm dois lados: o lado dos Elementais de Energia é identificado pela presença das luas (Lua Cheia, Lua Nova, Lua Quarto Minguante, Lua Quarto Crescente).
Os controladores devem criar um uma Grade Sagrada usando Talismãs Elementais de Aura verde (Terra) e Vermelho (Fogo) em uma grade 4×4.
Cada posição da Grade Sagrada pode ser ocupada por um Talismã Elemental, alternando entre as cores escolhidas pelos controladores, criando um padrão visual dinâmico que conecta os quatro elementos disponíveis nos cantos.
A Manipulação dos Previsores na Campanha Posicionamento Estratégico
Cada controlador só poderá manipular até no máximo 4 Previsores de Movimento e Ação (do Tipo Chaturanga).
Cada um dos Previsores têm seis lados e os lados de cada um dos Previsores têm os seguintes significados:
- Padàti-Bhata | Tem o Poder de Movimentação do tipo Peão
- Ratha | Tem o Poder de Movimentação do tipo Torre
- Ashva | Tem o Poder de Movimentação do tipo Cavalo
- Gaja | Tem o Poder de Movimentação do tipo Bispo
- Mantri | Tem o Poder de Movimentação do tipo Dama
- Ràja | Tem o Poder de Movimentação do tipo Rei
Na Campanha Posicionamento Estratégico, os controladores usarão somente os seguintes lados:
- Padàti-Bhata | Tem o Poder de Movimentação do tipo Peão;
- Ratha | Tem o Poder de Movimentação do tipo Torre;
- Ashva | Tem o Poder de Movimentação do tipo Cavalo;
- Gaja | Tem o Poder de Movimentação do tipo Bispo.
As Grades Sagradas na Campanha Posicionamento Estratégico
Antes de iniciar os Ciclos de Ação, da Campanha Posicionamento Estratégico, os controladores criam uma Grade Sagrada usando todos os seus 16 Talismãs disponíveis (8 de cada Aura). E para criar uma Grade Sagrada, os controladores devem:
- Conectar os 16 Talismãs por meio dos Quatro Elementos Clássicos da Natureza (localizados nos cantos dos Talismãs). Os cantos irão conectar os Talismãs.
- Alternar, diagonalmente, as Auras dos Talismãs (levando-se em conta ou não os seus valores).
- Manter os Elementais de Energia dos Talismãs (representados pelas luas) ativados; ou seja, voltados para cima.
- Ocultar os números de níveis de energia. Ou seja, a Localização dos Talismãs deve estar desativada, ou seja, voltada para baixo.
Há diversas maneiras de conectar os 16 Talismãs por meio dos Quatro Elementos da Natureza Real (localizados nos cantos dos Talismãs) para formar uma Grade Sagrada. Veja a seguir os exemplos de conexão:
As Ações do Controlador na Campanha Posicionamento Estratégico
Assim que uma Grade Sagrada for criada, os controladores posicionam até no máximo 8 Previsores sobre a Grade Sagrada criada (4 para cada Aura, por controlador).
Inicie em uma Grade Sagrada vazia. Os controladores decidem quem inicia o primeiro movimento. Os controladores alternam, colocando um Previsor em qualquer Talismã vazio.
Cada controlador tem o direito a uma única ação por ciclo de ação; sendo elas:
- Ou uma ação de Movimento para posicionamento dos Previsores;
- Ou uma ação de Movimento para captura de um Previsor do controlador oponente.
E ainda:
- Posicionar um novo Previsor seu sobre a Grade Sagrada criada;
- Ou mover qualquer Previsor seu que já esteja posicionado sobre a Grade Sagrada.
Os jogadores podem mover peças e ou capturar os Previsores já posicionados na Grade Sagrada
Os Previsores capturados podem voltar ser reposicionados na Grade Sagrada. Ou seja, durante uma campanha em andamento, um novo Previsor pode ser posicionado sobre um Talismã com a Energia Elemental (representado pelas luas) ativada, ou seja, voltado para cima.
Até no máximo 4 Previsores de uma mesma Aura, porém, podem estar posicionados sobre a Grade Sagrada em um determinado Ciclo de Ações.
Os Movimentos dos Previsores sobre os Talismãs
- Padàti-Bhata | Tem o Poder de Movimentação do tipo Peão
Move-se uma casa para frente, mas captura diagonalmente. Reverte a direção ao atingir a quarta tile dos cantos.
- Ratha | Tem o Poder de Movimentação do tipo Torre
Move-se vertical ou horizontalmente em qualquer número de casas. Pode capturar peças no caminho.
- Ashva | Tem o Poder de Movimentação do tipo Cavalo
Move-se em um padrão “L”: duas casas em uma direção e uma casa perpendicular a essa direção. Pode pular sobre outras peças no caminho.
- Gaja | Tem o Poder de Movimentação do tipo Bispo
Move-se diagonalmente em qualquer número de casas. Pode capturar peças no caminho.
Encerramento a Campanha Posicionamento Estratégico
A campanha continua até que um controlador alcance o objetivo de alinhar quatro Previsores da mesma Aura horizontal, vertical ou diagonalmente.
A Pontuação na Campanha Posicionamento Estratégico
Assim que a Campanha Posicionamento Estratégico finalizar, o controlador vencedor tira seus Previsores de cima dos Talismãs, vira os quatro Talismãs e soma os valores que estão abaixo para saber os pontos totais que ele ganhou nesta campanha. Esta pontuação servirá para caso os controladores resolvam jogar novas fases da Campanha Posicionamento Estratégico.
Dicas Finais e Dados Estratégicos para os Controladores
Cada controlador posiciona, alternadamente, um Talismã de sua Aura na Grade Sagrada até preencher completamente a grade 4×4.
Previsores verdes e vermelhos são lançados para determinar posições de bloqueio ou captura.
Foque em alinhar quatro Previsores em uma fileira e ou coluna para garantir a vitória.
Antecipe os movimentos do seu oponente antes de tomar decisões estratégicas.
Evite fixar-se em uma única fileira. Uma estratégia flexível aumenta as chances de sucesso.
Evite tentar formar uma fileira na primeira linha horizontal. Isso pode dificultar o retorno do Previsor Peão a essa linha.
Controlar o centro da grade amplia as opções de movimento para seus Previsores.
Pode-se colocar um Peão no lado oposto da grade e, na próxima jogada, movê-lo de volta.
Se capturado e recolocado, o Peão deve primeiro avançar para o lado do oponente antes de mudar de direção.
Capturas só ocorrem ao mover-se para frente; Peões movem-se para trás na Campanha Posicionamento Estratégico.