HomeMAISQuem é o criador do QU4DRI®

Quem é o criador do QU4DRI®

EDNEI PROCÓPIO é leitor assíduo e proeminente escritor.

Procópio é especialista em livros digitais e editor na Editora Dufaux.

É membro correspondente do Grêmio Barramansense de Letras (Grebal), membro da Associação Nacional de Escritores (ANE); membro do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) e consultor da UFO, a revista mais antiga do mundo sobre Ufologia. E colaborador da revista italiana XTimes.

Procópio foi membro da sociedade civil para o Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB-SP).

Pioneiro e especialista em eBooks desde 1998, Procópio escreveu diversos textos e artigos sobre os livros eletrônicos. Colaborou com textos para diversos canais e blogs como por exemplo a Agência de Notícias Brasil Que Lê.

Em 2005, Procópio publicou o livro “Construindo uma Biblioteca Digital” seu primeiro livro sobre acervos digitais. Em agosto de 2010, durante a Bienal Internacional do Livro em São Paulo, lançou “O Livro na Era Digital“. Já em 2013, lançou o seu terceiro livro cujo título é “A Revolução dos eBooks” (pela editora do Senai); obra indicada ao Prêmio Jabuti 2014.

Procópio já ministrou diversos cursos como “A Revolução dos eBooks” na Escola do Escritor (do Grupo Editorial Scortecci) e cursos como Gerenciamento de Catálogo e Conteúdo para Livros Digitais na Escola do Livro, na Câmara Brasileira do Livro (CBL), entre muitos outros. Também ministra cursos, palestras e workshops por todo o Brasil.

Além de palestras sobre os livros eletrônicos, Procópio também ministra palestra sobre o cientista Nikola Tesla e também palestras sobre a origem dos jogos de tabuleiro e ocultismo voltado aos tarôs.

No mercado editorial, Procópio foi Coordenador Geral do projeto que implementou e desenvolveu o Cadastro Nacional do Livro [CBL], mais tarde descontinuado pela entidade. Foi membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro e do Grupo de Trabalho que organizou as primeiras edições do Congresso Internacional CBL do Livro Digital. Integrou o Grupo de Trabalho sobre Metadados do Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe (CERLALC), um organismo intergovernamental sob os auspícios da UNESCO.

De 2000 até 2005, Ednei Procópio colaborou como editor na equipe da iEditora, empresa pioneira na publicação e distribuição de livros eletrônicos na América Latina. E, mais tarde, com a Edições Inteligentes, editora especializada em Self Publishing. A empresa iEditora faliu durante o que ficou conhecido como o primeiro estouro da bolha da Internet.

Em 2001, Procópio fundou o portal eBookCult (www.ebookcult.com.br), cuja biblioteca digital criada contabilizou, no período em que esteve a frente do projeto, mais de 6 milhões de downloads de livros eletrônicos (auditorados), numa época em que os eBooks não haviam se quer se popularizados; e foi o único website, naquele período, a figurar no topo da busca do Google internacional com a palavra-chave “eBook“.

eBookCult Digital Library Solutions, mais tarde, em 2005, seria a primeira empresa na América do Sul a comercializar um e-reader (modelo ETI-2), em parceria com a empresa americana eBook Technologies (comprada pelo Google no final de 2010), com o conceito de Biblioteca Digital Portátil criado e desenvolvido por Procópio. O eBookCult foi vendido em junho de 2011 para servir de base a uma nova startup.

Procópio também foi sócio-fundador da Giz Editorial, um selo editorial onde publicou (de maio de 2005 a maio de 2011) mais de 300 títulos em versão impressa, eletrônica e até em audiobook. Procópio vendeu a parte societária da Giz Editorial em meados de 2011 para criar um novo projeto editorial, a Livrus.

De 2011 até 2018, Procópio esteve empenhado no crescimento de uma empresa de livros e leitura chamada LIVRUS (www.livrus.com.br), cujo escritório ficava sediado na capital São Paulo e, mais tarde, se mudou para Taboão da Serra. A Livrus foi uma iniciativa baseada nos conceitos de criação alternativa, colaboração, compartilhamento e convergência cultural. A Livrus Negócios Editoriais foi uma empresa de comunicação especializada em livros que teve como objetivo levar os autores e as suas obras para a Era Digital, chegou a publicar um título por semana. A empresa publicou, comercializou e divulgou centenas de livros nos idiomas português, inglês e espanhol em diversos países.

Até o momento, Procópio ajudou na publicação e comercialização de cerca de 1.000 títulos digitais, e aproximadamente 500 títulos simultaneamente em versão impressa sob demanda.

Procópio também é consultor. Prestou e presta consultoria para empresas como Sebrae, Acaiaca Digital, além de editoras como Letreria, LTr, Dufaux, Biblioteca do Exército, etc., para assuntos relacionados a livros digitais.

Atualmente, Ednei Procópio está se empenhado para o lançamento de um sistema analógico de jogos de tabuleiro, QU4DRI®, uma de suas maiores paixões.

Visita a página oficial de Ednei Procópio em www.edneiprocopio.com.br.

spot_img

últimos artigos

explore mais